sexta-feira, 15 de junho de 2012

As pérolas de Efésios

Introdução

Para mim estes versículos falam muito ao meu coração, e não deixará de falar aos meus irmãos e leitores. A carta aos Efésios é uma carta cheia de conselhos a igreja de Éfeso, que fala da fé, da promessa, do Espírito Santo, da igreja como um corpo, da salvação, da guerra espiritual contra os príncipes das trevas, de como ministrar um bom culto entre os irmãos. Ou seja, é uma carta muito rica.

Paulo escreveu esta epístola quando estava preso (Efésios 4:01). Eu admiro que mesmo estando preso, ele não deixou de abençoar, de levar a palavra, mas Deus usou maravilhosamente a Paulo e o tornou apóstolo entre os gentios. E onde Paulo estava, ele era usado por Deus, como na Macedônia, Deus queria salvar as pessoas através de seus filhos, e falou a Paulo: 

Atos 18:9-10
9 - E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
10 - Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. 
Deus quer salvar muitas pessoas neste mundo, como crerão? Ouvindo o evangelho. A fé é pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, palavra santa e fiel. Jesus falou aos apóstolos sobre a obra - libertar, salvar, evangelizar - através da fé em Jesus, nome sublime:
João 14:12
12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
Pérolas de Efésios

Estas pérolas enumerei-as em sete versículos. São ótimos versículos para qualquer irmão meditar, aprender e repassar por pregação e estudos.
Efésios 1:13
13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
Este versículo fala do selo do Espírito Santo da promessa que é a garantia da nossa herança, que recebemos quando cremos em Jesus, como único e suficiente salvador. Como já disse a fé é pelo ouvir a palavra de Deus, a palavra da verdade, o evangelho da salvação, boas novas. Foi Jesus que marcou o novo Testamento, ele trouxe as palavras de salvação, e morreu para que entendêssemos o amor inigualável que Ele teve por cada  um de nós, Ele ressuscitou para que também ressuscitássemos para a vida que Deus preparou para aqueles que O amam e guardam a sua palavra.
Efésios 2:8
8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Somos salvos por meio da fé. Deus nos escolheu por sua grandíssima misericórdia, e Ele quer que simplesmente que creiamos nele. Por que quem crer nele ama, anda fielmente, se guarda do mal, é luz do mundo.
Efésios 4:27
27 - Não deis lugar ao diabo.
De forma nenhuma deixe o diabo agir na sua vida. Sabemos que a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne. Deixe Jesus agir na sua vida.  Porque o espírito está pronto, mas a carne é 
fraca (Mateus 26:41). Deus quer o seu bem.
Efésios 5:1
1 - SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
Como imitarei a Deus? Quem reflete a Deus?  Observando ao único homem, filho de Deus, que teve uma vida reta e pura por toda vida, que não cometeu um só pecado, que começou o seu ministério aos 30 anos, que pregou o evangelho, curou os cegos e surdos, retirou os piores demônios de pessoas que viviam em servidão ao pecado. Este é Jesus. Examinais as escrituras, pois são elas que testificam de Jesus (João 5:39).
Efésios 6:1
1 - VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Este é o primeiro mandamento com promessa: honra teu pai e tua mãe. Se prolongarão os teus dias se tu observares este mandamento. Sua mãe e seu pai tiveram cuidado de ti, e fizeram você crescer saudável e bem instruído. Honra teu pai e tua mãe. Teu/Tua porque estão perto. Nem sempre é assim, mas tenha amor por eles. Tenha amor a Deus, que é o Pai de toda humanidade, criador dos céus e da terra. Se nossos pais são bons para conosco, quanto mais o nosso Pai, que estás nos céus(Mateus 7:11).
Efésios 6:12
12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Se você começar a cortar uma árvore pelas suas folhas, não evitará que seus frutos possam nascer novamente, mas se você cortar pela raiz, verá que é muito mais eficiente. Esta batalha espiritual não se vence sozinho, mas com todos os santos, irmãos e servos de Jesus, apoiados por Deus. A Jesus foi dado todo poder, inclusive o de vencer o Diabo e seus servos.
Efésios 6:18
18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Não devemos cessar de manter a comunhão com Deus, de interceder por nossos irmãos, e pelos inúmeros obstáculos que desejamos vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário